História

A ideia central que motivou a fundação da Creche Jeito de Ser em fevereiro de 1989 foi a de criar uma instituição voltada exclusivamente para crianças na faixa etária da educação infantil, de modo a atendê-las num ambiente estimulante, aconchegante e apropriado, valorizando a afetividade e propiciando uma relação de amizade e carinho.

O trabalho da Jeito de Ser começa no berçário com todos os cuidados essenciais que a criança necessita nesta importante fase. Nosso compromisso é dar continuidade a essa proposta até o grupo V, preparando a criança nos aspectos físico, social, intelectual e emocional.

Nossa meta é formar o ser para que ele saiba fazer, favorecendo o saber. Todas as  atividades são oferecidas através de brincadeiras, respeitando os limites e interesses de cada faixa etária, além da sua maturidade. Através de ação educativa intencionalmente planejada, a Centro de Educação Infantil Jeito de Ser busca satisfazer as necessidades e demandas de afeto, cuidados, prazer, conhecimento, autonomia e inserção social das crianças, de modo a favorecer sua atuação como indivíduos participantes de uma sociedade em contínuas mudanças.

Ao longo destes anos de existência, nossa escola vem desenvolvendo e aprimorando sua proposta pedagógica, buscando ir ao encontro dos novos interesses e necessidades de cada criança.

Informações importantes

  • O horário de funcionamento do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser é das 7:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira.
  • Para matrículas, são necessários os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança, cópia do cartão de vacinação, todas as fichas, fornecidas pela escola, preenchidas e assinadas e uma foto no tamanho 3 x 4 cm.
  • Alunos matriculados em horário parcial: 7:00 às 13:00 horas ou 13:00 às 19:00 horas.
  • Alunos matriculados em horário integral: 7:00 às 19:00 horas.
  • Toda mudança de telefone deverá ser comunicada imediatamente à escola.
  • Durante o ano serão promovidos passeios, festinhas e outros eventos que não estão inclusos no valor da anuidade. A escola apresentará com antecedência o informativo e o valor de cada item, para que os pais autorizem, por escrito, a participação de seus filhos.
  • É importante lembrá-los que os passeios estão relacionados aos projetos pedagógicos em desenvolvimento na escola. Assim, visitamos teatros, exposições, pontos turísticos, parques, dentre outros, oportunizando uma maior bagagem cultural associada ao prazer de aprender. Os passeios acontecem para as crianças do Grupo II ao Grupo V e são acompanhados pela equipe da escola.
  • O uso do uniforme será obrigatório nos dias de passeio fora da escola.
  • Anotar devidamente os horários dos remédios na caderneta da criança e enviar receita médica.
  • Os pais deverão avisar o motivo da ausência da criança.
  • Sempre que a criança se machu­car ou apresentar sintomas de qualquer anomalia, a escola providenciará imedi­atamente o seu atendimento médico, para fins de primeiros socorros, e comunicará ao responsável pela criança, que arcará com as despesas, salvo se tiver deixado antecipada­mente, cópia autenticada de carteira de convênio médico que inclua a criança e assegure ao mesmo o tratamento que se fizer necessário.
  • Havendo necessidade de atendimento médico complementar ou suplementar, esse deverá ser providenciado pelos pais ou responsáveis.
  • Todo material da criança deverá ter nome, principalmente os uniformes.
  • Os objetos e roupas que tenham sido enviadas por engano na bolsa de seu(a) filho(a) deverão ser devolvidos no dia seguinte.
  • As crianças não deverão trazer moedas para a escola, pois existe o risco de colocar na boca e engolir.
  • Não mandar para a escola balas ou chicletes de nenhuma espécie.
  • Avisar com antecedência na secretaria ou através da caderneta quando a criança precisar sair mais cedo.
  • Os Pais deverão orientar seus filhos na conservação da escola quando os mesmos estiverem aos seus cuidados.
  • Os aniversários poderão ser realizados na escola somente às sextas-feiras, em sala de aula, no horário do lanche da turma, com data previamente agendada na secretaria. Deverá ser uma comemoração simples com a participação somente da família do aluno e com uma duração de, no máximo, uma hora. Não será permitido painel e nem bolas, apenas uma toalha na mesa do bolo. Poderá ser enviado convite para os amigos e lembrancinhas.
  • Somente às sextas-feiras os alunos poderão trazer de casa seu brinquedo predileto, para brincar na escola. E também um lanche, na merendeira, para saborear com seus amiguinhos.
  • O responsável autoriza, sem ressalvas, a entrega da criança às pessoas indicadas na Ficha de Matrícula, desde que estas apresentem Carteira de Identidade ou docu­mento equivalente a critério da escola.

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos e Luciane Dalla Bernardina 
Diretoras do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser 

Proposta Pedagógica

O que caracteriza o nosso trabalho é a visão que temos do nosso aluno como ser social, histórico e agente ativo no processo de construção do conhecimento. Nossas atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Nós damos ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Daí a importância da atenção pessoal de cada criança. Os conteúdos abordados são vistos como meio e não como fim da aprendizagem.

A teoria sócio-interacionista é a proposta que embasa este trabalho. Desta forma, trabalhamos com projetos cujos temas são do interesse das crianças, buscando uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender. Predispomos, assim, nossas crianças à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de algumas situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

O trabalho com projetos possibilita a integração das áreas de conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos científicos. Permite um trabalho amplo e flexível, aumentando o repertório infantil, o que possibilita a construção de novos conhecimentos, gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada.

No processo de construção do conhecimento, a interação entre as crianças é um momento muito importante, pois gera cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses, desenvolvendo as capacidades de ouvir o outro, falar, refletir, questionar e argumentar.

Nossa meta é compreender, conhecer e reconhecer o jeito de ser de cada criança, investindo na promoção do prazer em aprender e ensinar.

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser