A educação infantil tem se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades e melhora o desempenho escolar futuro.
A estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e sociais. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. Também contribui para o desenvolvimento da autonomia da criança. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita e da matemática.
A educação infantil pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens durante o tempo todo. Isso tudo sem abrir mão dos cuidados com segurança e saúde. É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares.
Quando a criança brinca, joga ou desenha, ela está desenvolvendo a capacidade de representar, de simbolizar o mundo, os objetos, a cultura e o afeto das pessoas que com ela convive. É por este motivo que os jogos e brincadeiras infantis transformaram-se em um espaço predominante na educação infantil. Na nossa escola, nós garantimos isso desde o Berçário.
Nós defendemos o uso de brincadeiras e jogos na sala de aula como um veículo para o aprendizado. Quando brincamos, estamos indo de encontro ao mundo da criança, fazendo com que ela participe com interesse das produções e estabelecendo uma relação de confiança com seus colegas e sua professora.
Acreditamos que através das brincadeiras e dos jogos, as crianças experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo, assim, seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia e criatividade. Com o brinquedo a criança descobre, cria, aprende e se diverte. Durante o brincar, nós possibilitamos momentos para nossas crianças que promovem a socialização, a fantasia, a alegria e a magia de novas descobertas do mundo.
A criatividade está presente diariamente na nossa escola. Nós estimulamos a construção de brinquedos criados pelas próprias crianças com sucatas, despertando a fantasia infantil de cada uma. Assim, de forma mágica, o brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Acreditamos que isso é fundamental para a realização e a felicidade dos nossos alunos.
Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser