Cientes da importância do brincar para a criança, nós oferecemos na nossa escola inúmeras oportunidades e momentos que possibilitem a ela elaborar o mundo em que está inserida. Os jogos e as brincadeiras fazem parte da rotina da nossa escola, e, são instrumentos muito importantes para que as crianças possam expressar diferentes sentimentos.
Acreditamos que jogar pião, brincar de esconde-esconde, de amarelinha, de pular corda, de passar anel e outras brincadeiras tradicionais devem fazer parte, obrigatoriamente, das atividades constantes do cotidiano de uma criança. Estimulamos a construção de brinquedos criados pelas próprias crianças com caixas, botões, sucatas, tinta, cola e outros materiais, despertando a fantasia infantil de cada uma. Assim, de forma mágica, o brinquedo traduz o real para a realidade infantil.
Brincando com outros amigos, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e desenvolve habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, a experiência proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Por meio dos jogos, a criança aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o perder da mesma forma que o ganhar, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação.
Por fim, pensamos que, se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos básicos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras. Assim, nossas crianças realmente serão felizes.
Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser