Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Explorando a arte de pintar na educação infantil

Nesta faixa etária da educação infantil, as crianças precisam ter oportunidade para brincar e interagir com outras crianças e com adultos atentos. O que aparenta ser apenas uma bagunça, na verdade constitui a base do aprendizado. Seu filho aproveita estes momentos de diversão para desenvolver habilidades físicas, emocionais e cognitivas por meio da exploração.

Acreditando que o contato com a tinta é de estrema importância para as crianças pequenas, procuramos proporcionar momentos em que elas explorem e manipulem diversas técnicas, onde utilizem tintas de diferentes texturas. É um momento onde as crianças, de uma maneira lúdica, se realizam explorando os materiais que lhe são oferecidos. Este espaço de criação e participação favorece a aquisição de uma maior autonomia e de seu desenvolvimento motor.

A criança rabisca, desenha no chão, na areia, pinta objetos e às vezes até o seu próprio corpo, utilizando muitas vezes materiais que encontram no acaso. Ao brincar de desenhar, ela exercita a construção e representação de mundo, selecionando assim as imagens visuais que lhe são significativas, exercita o saber fazer.

Pintura e desenho são brincadeiras e experimentações, com isso deixamos nossas crianças usarem e explorarem este momento tão importante e satisfatório.

Criar, estruturar e dinamizar situações de aprendizagem e estimular a autoconfiança nas capacidades individuais para aprender, são competências que desenvolvemos diariamente na nossa escola.

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos

(Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *