Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Alimentação das crianças na quarentena

Nesse período em que precisamos ficar em casa com as crianças, é fundamental que tenhamos uma atenção especial na qualidade da alimentação da família. É necessário que aproveitemos a oportunidade para envolver as crianças no preparo das refeições, na escolha do cardápio e reforçarmos com elas a importância da alimentação saudável e colorida. Ajudar na cozinha estreita a relação das crianças com os alimentos e facilita a aceitação de novos sabores e vegetais em geral. Fazer a refeição com os filhos, sem a correria do dia-a-dia, nos permite conversar e ouvir um pouco mais sobre a alimentação na nossa vida e na deles. É o momento de avaliarmos como estamos comendo e como estamos ensinando a comer.

Há uma preocupação atual em como esse período de quarentena irá refletir na saúde nutricional futura das crianças, principalmente em relação ao aumento do sobrepeso e obesidade, uma vez que a atividade física está muito limitada. Portanto, temos que redobrar os cuidados com a alimentação para que possamos compensar o menor gasto calórico, optando por um comer mais saudável. É o momento de evitar a oferta de guloseimas e industrializados e aumentar a oferta de alimentos in natura. Lembramos que as versões integrais dos alimentos são mais nutritivas e esse pode ser o momento de tentar incluí-las na alimentação de casa.

Compreendendo que as famílias estão bem atarefadas com os afazeres de rotina, home office e educação em casa, o cardápio que está sendo enviado é para auxiliar no planejamento das refeições. Não há problema em oferecer a mesma preparação no almoço e jantar, desde que acondicionada e conservada corretamente. Para crianças, o jantar não deve ser substituído por lanches, principalmente se estes forem muito calóricos e pobres em nutrientes.

Além dos cardápios, estamos enviando algumas dicas de conservação e congelamento de alimentos e preparações para facilitar o dia a dia na cozinha. Também temos disponibilizado algumas receitinhas para que possam variar o cardápio e prepará-las com as crianças.

Maria da Conceição Giacomini – Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *