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Letramento na Educação Infantil

A escola é um espaço maravilhoso, dinâmico, acolhedor, promovedor, construtor e fundamental para todas as fases da vida da criança, seja na construção do conhecimento, no social e nas suas diversidades. Descobrimos todos os dias a importância da renovação de práticas educacionais e lúdicas para ampliar o repertório de aprendizado, pois a troca de experiências ainda é a chave para novos caminhos. Sendo assim, como professora da turma do grupo V e com uma pequena bagagem que me dá muito orgulho do que faço, foi que tentei resumir de forma simplificada algumas dúvidas dos pais sobre alfabetização e letramento.

Na alfabetização o processo consiste não só no aprendizado das sílabas e na sua forma de verbalizá-las, mas em toda construção na parte linguística, onde o aluno use o código para se comunicar entre si e com o meio.

Aprender a ler e escrever é uma habilidade do desenvolvimento bem sofisticada e precisa ter uma função social, um significado para cada criança, por isso, dizemos que o lúdico precisa fazer parte de todo o nosso trabalho.

Não tem como falar em alfabetização sem entendermos o letramento que nada mais é do que o desenvolvimento do uso competente já da leitura e da escrita nas práticas sociais dentro da sala de aula e fora dela.

Alfabetização é saber ler e escrever e codificar e decodificar a escrita. Letramento é o aluno saber usar a escrita e leitura de acordo com o meio social, organizar, interpretar e compreender textos e reflexões.

De acordo com Magda Soares o aluno Alfabetizado sabe ler e escrever, porém, pode ter dificuldades em suas habilidades no dia a dia. Já o aluno letrado, possui domínio da leitura e escrita nas mais diversas práticas sociais do cotidiano.

Espero ter esclarecido para os pais um pouco sobre esta magia do mundo letrado na formação dos queridos alunos do grupo V.

Professora, mãe, psicopedagoga, dedicada ao mundo autista.

Aline Miranda Wanzeler

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