Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Bons Pais e Pais Brilhantes

“Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração. Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser”.
Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram tênis, roupas, produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.
Pais brilhantes, quando têm condições, dão presentes materiais para seus filhos, mas não os estimulam a ser consumistas, pois sabem que o consumismo pode esmagar a estabilidade emocional, gerar tensão e prazeres superficiais.
Os pais que vivem em função de dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento. Os pais que se preocupam em dar a sua história aos filhos se tornam inesquecíveis.
Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar.
Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante?
Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos e dos momentos mais alegres de sua existência.
Humanize-se. Transforme a relação com seus filhos numa aventura. Tenha consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro
• Se você quiser causar um impacto enorme no universo emocional e racional dos seus filhos, use de criatividade e sinceridade. Surpreenda-os! Você conquistará os inconquistáveis!
• Os comportamentos inadequados muitas vezes são clamores que imploram a presença, o carinho e a atenção dos pais. Muitos sintomas, tais como dores de cabeça ou dores abdominais, também são gritos silenciosos dos filhos. 

Augusto Cury – Do livro: “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *