Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Aniversários na Escola: precisamos incluir as crianças alérgicas





As escolas de educação infantil estão recebendo um número crescente de crianças com alergias alimentares. As causas desse aumento estão sendo investigadas pela ciência, porém as alergias estão cada vez mais comuns na infância, o que nos faz avaliar as nossas atitudes frente à essa nova realidade dentro do espaço escolar. Também estão muito frequentes as comemorações de aniversários na escola. Em um momento que estamos discutindo a inclusão, não podemos deixar de pensar nas crianças com alergias alimentares, principalmente em dias de eventos e festas na escola.

A escola possui um cardápio para alérgicos, onde tentamos incluir preparações e produtos que atendam às crianças com restrições alimentares, entretanto, em festas de aniversário organizadas pelos pais, algumas crianças não têm opções no cardápio servido.

Sabemos que não é possível exigir um cardápio diferenciado para alérgicos, porém é preciso que todos sejamos sensíveis à dificuldade das crianças e pais nesse sentido, uma vez que é sempre benéfico para a criança o sentimento de inclusão em todos os momentos e espaços. Para facilitar a escolha do cardápio estamos disponibilizando uma lista de sugestões de alimentos e preparações que atendam essas crianças. Antes de escolher o cardápio do aniversário do seu filho procure saber se há crianças alérgicas na turma, se informe sobre como atendê-las com o professor e nutricionista ou, até mesmo, com os familiares da criança. A preocupação com o bem-estar do outro é sempre educativa para os nossos filhos.

Aproveitamos para lembrar também que nos aniversários os alimentos mais naturais costumam atender à maioria das crianças e são muito mais saudáveis para todos.

Maria da Conceição Giacomini – Nutricionista


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *