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Educação alimentar em creches e escolas

As escolhas alimentares são experiências aprendidas. A criança que não é orientada a se alimentar corretamente, provavelmente será um adulto que necessitará de reeducação alimentar.

O paladar da criança se desenvolve com o tempo e as preferências não são determinadas apenas geneticamente. Os hábitos familiares, culturais e o aprendizado também influenciarão em seu hábito alimentar.

Os hábitos alimentares da família são fundamentais na formação dos hábitos da criança, porém a escola pode contribuir de forma decisiva na promoção da educação alimentar. O efeito desta educação estende-se além da criança, atingindo também a família.

Um programa de educação alimentar em uma escola ou creche envolve toda a equipe, sendo o nutricionista e professores os principais mediadores desse aprendizado, permitindo às crianças possibilidades múltiplas de exploração e aproveitamento.

As atividades de educação alimentar devem estar inseridas nos diferentes projetos pedagógicos da escola e têm como principais objetivos:

  • Proporcionar o aprendizado no preparo dos alimentos;
  • Despertar a atenção para as características dos alimentos em relação à cor, sabor, consistência e temperatura;
  • Promover o contato das crianças com os alimentos, permitindo conhecimento sobre seus valores nutricionais e como contribuem para a nossa saúde;
  • Orientar sobre hábitos de higiene;
  • Proporcionar a partilha em lanches coletivos;
  • Estimular a mastigação e boas maneiras relacionadas à alimentação;
  • Contribuir no desenvolvimento dos conteúdos, no raciocínio lógico-matemático, na leitura e escrita, através da exploração do texto de receitas;
  • Desenvolver a autonomia nas crianças através de sugestões de atividades ligadas ao conteúdo, produção de receitas e cardápios, self services, etc…
  • Proporcionar maior interação com o profissional de nutrição;
  • Melhorar a aceitação de alimentos comumente recusados pelas crianças, principalmente os legumes, frutas e verduras;
  • Orientar os professores quanto aos conceitos de alimentação saudável.

Considerando que a formação dos hábitos alimentares acontece nos primeiros anos de vida, a fase pré-escolar é um excelente momento para o início de uma orientação nutricional ativa e participativa.

Maria da Conceição Giacomini

Nutricionista da Jeito de Ser

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