Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Dicas para uma boa adaptação da criança na escola





Seguem algumas dicas para os pais para uma boa adaptação da criança na escola:

·     É fundamental que os pais estejam seguros e que passem segurança para seus filhos. Por isso, as despedidas devem ser rápidas. Desta forma, a criança percebe que os pais confiam nos profissionais da escola.

·     A adaptação é uma conquista pessoal da criança e, para tanto, algumas necessitam de um tempo maior que as outras.

·     Mesmo os que já pertencem à escola estão em período de adaptação, as professoras são novas, a sala é nova, alguns amigos também são, os desafios serão maiores, logo é natural e esperado que ocorram recaídas.

·     Mostrar à criança o quanto estão felizes em levá-la para a escola é fundamental.

·     A separação, apesar de dolorosa tanto para a criança quanto para a mãe, é superada em pouco tempo. O choro na hora da separação é normal e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.

·     Cabe ao pai ou à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.

·     A sala de aula é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.

·     Nunca leve a criança de volta para casa, pois no dia seguinte ela pode associar o choro ao retorno para casa.

·     É importante preservar a rotina da criança em casa – não é hora de mudanças de quarto, cama, chupeta, retirada de fralda, etc.

·     É preciso ter pontualidade na hora de buscar a criança nos primeiros dias. O atraso pode deixar a criança insegura.

·     Evite que a criança falte a escola, pois com sua presença diária é mais fácil inserí-la na rotina escolar.

·     Qualquer modificação no comportamento da criança em casa deverá ser comunicado à escola;

·     Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas pela escola, procure a orientação pedagógica da escola que estará à sua disposição para esclarecê-las e ajudá-la sempre que necessário.

·     É muito importante também acatar as solicitações da escola e confiar na equipe. Lembre-se: todos estão trabalhando para proporcionar à criança momentos agradáveis durante o tempo em que ela estiver na escola.

 

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos

Direção Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *