Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Vamos diminuir o consumo de sal?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Saúde lançaram uma campanha para conscientizar o consumidor a reduzir o consumo de sal e escolher alimentos com menos sódio. A população brasileira consome em média mais que o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 5 gramas de sal por dia.

Em 2011, um acordo entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia estabeleceu reduções gradativas no teor de sódio em alguns alimentos processados muito consumidos pelo público infanto-juvenil, que incluem: batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces e salgados), bisnaguinhas, pão de forma, massas instantâneas, embutidos, caldos e temperos, margarinas vegetais, laticínios e algumas refeições prontas.

Além de estimular uma alimentação mais natural entre as crianças, é preciso que os pais se habituem a ler os rótulos dos alimentos industrializados, a fim de escolher os mais saudáveis. Marcas diferentes de um mesmo tipo de alimento podem apresentar diferenças consideráveis no teor de sódio.

Uma análise da ANVISA demonstrou que dentre alguns produtos muito consumidos pelo público infantil, o macarrão instantâneo e temperos para macarrão são os campeões em quantidade de sódio.

A alta ingestão de sal e alimentos ricos em sódio está relacionada a várias doenças crônicas como hipertensão arterial, doenças renais, doenças cardiovasculares e câncer.

 Dicas para diminuir o consumo de sal:

– Tire o saleiro da mesa. Sirva a salada já temperada ou faça um molho de azeite com ervas e pouco sal;

– Reduza o consumo de alimentos ricos em sal como embutidos, enlatados, conservas, carnes salgadas, sopas e temperos prontos;

– Diminua a quantidade de sal no preparo de alimentos;

– Utilize mais outros tipos de temperos como ervas aromáticas, alho, cebola, orégano, coentro, raspas de limão e pimenta rosa;

– Caso esteja acostumado à comida mais salgada, vá reduzindo gradativamente a quantidade de sal. A princípio será um pouco difícil, mas estudos indicam que ao final de três meses a família já estará acostumada ao novo paladar.

 Maria da Conceição Giacomini – Nutricionista

 Fontes:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mais sete grupos de alimentos terão redução de sódio. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br Acessado em: 21/01/2012

Comida de Criança – Cláudia Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *