Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Brincando e aprendendo na Educação Infantil

Quando a criança brinca, joga ou desenha, ela está desenvolvendo a capacidade de representar, de simbolizar o mundo, os objetos, a cultura e o afeto das pessoas que com ela convive. É por este motivo que os jogos e brincadeiras infantis transformaram-se em um espaço predominante na educação infantil. Na nossa escola, nós garantimos isso desde o Berçário.

Nós defendemos o uso de brincadeiras e jogos na sala de aula como um veículo para o aprendizado. Quando brincamos, estamos indo de encontro ao mundo da criança, fazendo com que ela participe com interesse das produções e estabelecendo uma relação de confiança com seus colegas e sua professora.

Acreditamos que através das brincadeiras e dos jogos, as crianças experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo, assim, seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia e criatividade. Com o brinquedo a criança descobre, cria, aprende e se diverte. Durante o brincar, nós possibilitamos momentos para nossas crianças que promovem a socialização, a fantasia, a alegria e a magia de novas descobertas do mundo.

A criatividade está presente diariamente na nossa escola. Nós estimulamos a construção de brinquedos criados pelas próprias crianças com sucatas, despertando a fantasia infantil de cada uma. Assim, de forma mágica, o brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Acreditamos que isso é fundamental para a realização e a felicidade dos nossos alunos.

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos

Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *