Durante a nossa semana de alimentação saudável, lançamos uma campanha entre as crianças para reforçar a importância da fruta no lanche diário.
A sexta-feira é dia de trazer lanche de casa, porém não queremos passar para as crianças e à família, a ideia de que é somente nesse dia que ela comerá aquilo que gosta. Pensando nisso, precisamos refletir sobre esse dia especial e todos os aspectos educativos que o envolvem.
Em primeiro lugar, quando a criança participa ativamente da escolha do seu lanche estamos contribuindo para sua autonomia. Também é o momento de os pais participarem e influenciarem nessa escolha, mostrando ao filho os alimentos mais adequados dentre os prediletos. Não custa lembrar que também os educamos para se alimentar bem e fazerem as melhores escolhas.
Outro aspecto importante é a oportunidade que temos de já estimulá-los e orientá-los para uma prática que fará parte detoda asua vida escolar. Fazendo boas escolhas agora, será mais fácil quando o preparo do lanche escolar for diário.
Incluir uma fruta na lancheira é uma forma de incentivar um comportamento alimentar saudável no futuro, bastando para isso perguntar que fruta colocar na lancheira e não se haverá uma fruta no lanche. Precisamos mostrar que é sempre um prazer saborear uma fruta madura.
Além da fruta, sugerimos alguns alimentos e preparações que são boas escolhas na hora de fazer o lanche da criançada.
Também vale lembrar os lanches que devemos evitar.
Sugestões:
– Pães sem cobertura e recheio: pão de batata, pão de cenoura, brioche, pão sírio, pão integral ou de grãos, broa de fubá, pão de queijo;
– Biscoitos simples e sem recheio: Maria, maisena, passatempo, caseiros simples, polvilho, cream cracker, gergelim, água e sal, aveia e mel, integral, de leite, cookies integrais e rosquinhas simples;
– Torradas: de pão francês, de pão de forma e integrais;
– Bolos de massa simples: cenoura, limão, maracujá, milho, fubá, banana, beterraba, laranja, maçã, abóbora, integral, aveia, quinoa.
– Cereal matinal, granola e mix de castanhas;
– Barras de cereais sem chocolate;
– Pipoca natural;
– Frutas: frescas, secas e salada de frutas;
-Sanduíches: queijo branco, ricota, polenguinho, muçarela, requeijão, cream cheese, geleia de fruta;
– Bebidas: Suco de fruta (natural e polpa), suco de caixinha (integrais, com pouco açúcar e sem corantes), bebidas à base de soja, Leite fermentado, Iogurtes de fruta, água de coco, leite de soja, iogurte natural, coalhada, leite com chocolate em pó;
– Cenouras baby.
Lanches que devem ser evitados:
Refrescos artificiais – Preparações fritas em geral – Empadas e folheados – Biscoitos recheados – Salgadinhos de pacote – Chips – Balas – Pirulitos – Chicletes – Chocolates – Pães e bolos com cremes – Embutidos gordurosos – Suco de caixinha com muito açúcar – barras de cereal com chocolate – alimentos embutidos
Ensine seu filho a fazer escolhas saudáveis!
Maria da Conceição Giacomini – Nutricionista