Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Baby Led Weaning (BLW): uma forma diferente de introdução alimentar para bebês





Essa forma de introdução alimentar procura desenvolver a autonomia do bebê durante as refeições, dispensando as papinhas tradicionais e o uso de colheres. A comida é oferecida picada, em formas e tamanhos que eles sejam capazes de segurá-la com as mãos e leva-la à boca. Assim a criança come o que quiser e na velocidade que quiser.

Entre as principais vantagens da BLW estão o estímulo à mastigação, desenvolvimento motor e a descoberta e identificação de sabores variados.

Entretanto é preciso ter alguns cuidados ao escolher esta técnica, que requer muita atenção por parte dos pais por maior possibilidade de engasgos. Outra questão a considerar é a quantidade e variedade dos alimentos necessários ao crescimento e desenvolvimento da criança, pois como ela se alimenta sozinha, o consumo pode não ser o adequado.

Mas o ideal é que as duas formas sejam oferecidas na introdução de alimentos sólidos. A papinha garantiria um consumo adequado de nutrientes e o bebê também teria todas as experiências sensoriais com os alimentos.

As degustações e o contato com diversos alimentos fazem parte da rotina do berçário da Jeito de Ser, e têm sido uma forma de aliar a nutrição com os vários estímulos que a alimentação pode proporcionar.

Maria da Conceição Giacomini – Nutricionista

Fontes: IlanaElmanGrinberg, nutricionista especialista em Nutrição Clinica; Karine Durães, nutricionista especializada em Pediatria e autora do site Nutrição Infantil; Rubens Feferbaum, nutrólogo e professor Livre Docente em Pediatria da Faculdade de Medicina da USP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *