Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

A importância da Literatura na Educação Infantil





“A importância da Literatura na Educação Infantil”

O livro é uma fonte riquíssima que abre infinitas possibilidades para a criança compreender através da fantasia e da imaginação o que acontece a sua volta. Portanto, se faz necessário oferecer a ela oportunidades de leitura de forma convidativa e prazerosa.

A leitura desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo nela, dentre outros fatores, a criatividade, a percepção de diferentes resoluções de problemas, autonomia e criticidade, que são elementos importantes para a formação pessoal e social do ser humano.

A criança quando tem contato com bons modelos literários, não só desperta a sua imaginação, como também facilita a expressão de idéias e a expressão corporal. Quando busca imitar e representar os personagens das histórias, se coloca no lugar dos personagens das fábulas e dos contos de fadas.

É bom frisar também o fascínio que a criança tem pelas ilustrações, estas são um convite para um mergulho no universo lúdico. É fácil perceber o entusiasmo que a criança demonstra pelas cores e riquezas das cenas.

É bom ressaltar que a leitura é um processo de contínuo aprendizado e que, desde cedo, é preciso inserir a criança no contexto literário para que de maneira prazerosa ela venha adquirir intimidade com o texto e aos poucos consiga estabelecer um diálogo com o que ouve ou com o que lê.

Gostaria de salientar que além da importância da interação com a literatura infantil, seja os contos clássicos, modernos ou outros, devemos levar em consideração e ter cuidado com a qualidade destes gêneros que serão apresentados à criança.

Seguem algumas sugestões para incentivar a leitura do(a) seu(a) filho(a):

  1. Comece desde cedo a apresentar os livros para as crianças. Deixe que seu filho leia com você as histórias que conta para ele. Eles precisam ver as letras e olhar as figuras para irem tomando intimidade com a dinâmica da leitura. Não esqueça de usar diferentes entonações de voz para fazer com que a história chame mais a atenção.
  2. Monte uma biblioteca pessoal com seu filho. Inclua gibis, livros, enciclopédias, revistas, enfim, variados gêneros textuais.
  3. Ao contar histórias, crie um suspense.
  4. Ajude seu filho na interpretação das histórias.
  5. Dê livros de presente.
  6. Conte histórias antes da criança dormir. Torne essa atividade uma rotina na vida do seu filho.

O mais importante é fazer com que a criança desperte o interesse pela literatura e que esta venha contribuir de forma valiosa e enriquecedora para a construção do seu conhecimento, possibilitando assim, um rico desenvolvimento em sua aprendizagem.

 

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos

Orientadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil “Jeito de Ser”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *